Chove apenas 52% do esperado para o mês de abril no Ceará


A menos de 10 dias pra fim de o mês de abril, o volume acumulado de chuvas no Ceará só atingiu 98,2mm, de acordo com o Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com esse índice, atingimos apenas 52,2% da meta esperada para o mês, que é de 188mm. O desvio de -47,8% causa preocupação porque os meses seguintes têm registro menor de precipitações.

No início do ano, a Funceme divulgou o prognóstico para o trimestre fevereiro-março-abril de 40% de chance de chuva em torno da média- que é de 510,1mm para os três meses. 

As chances de chuva abaixo e acima da média eram de 30% para cada. Já o Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que o prognóstico para a quadra chuvosa no Ceará (meses de fevereiro a abril) seria de chuvas abaixo da média histórica.

De fevereiro até este sábado (22), o acumulado de chuva foi de 457,9mm. Em janeiro, o esperado era 98,7mm, mas choveu apenas 67,1, causando um desvio engativo de 32,1%. Em fevereiro, a meta de 118,6mm foi ultrapassada em 31,8%, atingindo 156,3mm. Em março, as precipitações atingiram a normalidade, com 203,4mm.

No ano passado, a previsão da Funceme era de chuva abaixo da média. De fevereio a abril, foram apenas 280mm acumulado.

Chuvas de sábado



    Choveu em 17 municípios cearenses na manhã deste sábado, 22, segundo dados do site da Funceme. São Gonçalo do Amarante (posto Santo Amaro), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), registrou a maior precipitação com 50 milímetros. Os outros pontos com maiores chuvas foram: Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) com 41.0 mm, Fortaleza (Posto: Pici) com 25.2 mm, São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) com 21.0 mm, Uruoca (Posto: Campanario) com 13.0 mm, Granja (Posto: Pessoa Anta) com 11.0 mm, Itaitinga (Posto: Itaitinga) com 11.0 mm, Reriutaba (Posto: Amanaiara) com 10.0 mm, Ibiapina (Posto: Ibiapina) com 10.0 mm e Fortaleza (Posto: Água Fria) com 9.0 mm. 

    Ao longo do dia, a previsão é de nebulosidade variável com chuva em todo o Estado, segundo informações do órgão. Para o domingo, 23, a previsão é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões ao longo do dia. A análise da Funceme para as chuvas que caíram hoje é que estão associadas a proximidade da Zona de Convergência Intertropical(ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no CE no período de fevereiro a maio. 

    Severidade da seca

    As chuvas que caíram com mais corpo nesses primeiros meses do ano serviram para recarrgar parte dos reservatórios do Estado e também reduzir o índice de severidade da estiagem. Em janeiro deste ano, segundo o Monitor de Seca do Nordeste do Brasil, da Agência Nacional das Águas (ANA), 100% do território cearense se encontrava na condição de seca grave, 88,8% está com seca extrema e o nível excepcional atingiu 63,64%.

    Conforme a última análise do Monitor de Seca, referente ao mês de março, a maior parte do território cearense (46,06%) está em seca fraca, seguida da condição grave (35,76%). No Ceará, as mudanças mais significativas foram observadas na parte norte onde, em algumas áreas, houve a redução de até dois níveis de severidade da seca, passando de grave para uma seca fraca e de uma seca extrema para uma seca moderada, respectivamente. Na região centro-sul, março foi o terceiro mês consecutivo com acumulados de chuva superiores a 100mm em várias áreas e, por isso, os indicadores, principalmente de curto prazo, mostram uma redução na área de seca extrema, passando essa a ser considerada uma seca grave.

    Reservatórios

    De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), a situação dos 153 açudes monitorados é crítica. O volume atual é de 12,32% de sua capacidade, o que representa 2,3 bilhões de m³ de água. O total é de 18,64 bilhões de m³. 105 açudes estão com volume abaixo de 30 %; 17 reservatórios estão secos e 40 em volume morto. Até o dia 21, 10 açúdes estavam sangrando.