Ferroviário elimina Fortaleza e vai à final do Cearense

Ferroviario-elimina-Fortaleza-e-vai-a-final-do-Cearense
O empate era suficiente para tornar o Ferroviário finalista e foi por esta vantagem que o clube brigou até o fim. Mesmo terminando a partida incompleto, o Tubarão segurou o ímpeto tricolor na parte final do jogo e vai decidir um título cearense após 19 anos, além de se garantir na Copa do Nordeste e Copa do Brasil do ano que vem. 

Sobrou tensão, faltou futebol. O primeiro chute para o gol demorou 15 minutos para sair e veio de quem não precisava vencer. O meio campo do Fortaleza foi inoperante e não criou nenhuma jogada para finalização. Pablo e Everton, laterais do Fortaleza, pouco ajudaram no ataque.


    A baixa produtividade ofensiva do Leão não foi apenas incompetência técnica e tática. O Ferroviário utilizou marcação individual, deixando livre apenas os defensores do adversário, que não conseguia furar o bloqueio. A posse de bola não preocupava o Tubarão da Barra, que mantinha o foco em destruir as investidas do Fortaleza antes mesmo da chance de gol pintar.

    Ainda assim, foi o Ferroviário que teve nova chance, com Maxuell. O atacante ainda teve uma segunda oportunidade, clara, mas furou.

    A primeira e única chance do Leão foi com Heitor, numa cabeçada após cobrança de falta. O atacante, no entanto, chamou mais atenção por se envolver em duas discussões com Moisés Lucas, do Ferroviário, que geraram tumulto.

    O jogo coletivo do Fortaleza não funcionava. As jogadas individuais não apareciam. E a apreensão do torcedor crescia. Alguns já não conseguiam mais assistir sentados. Uma polêmica envolvendo o atleta Moisés Lucas, do Ferroviário - que tomou apenas um cartão amarelo, mas o sistema de comunicação do estádio informou dois - inflamou mais ainda os ânimos. Pouco tempo depois, no entanto, o jogador foi expulso.

    Pressão ineficaz 

    Com um homem a mais, o Fortaleza passou a pressionar de verdade. Na única jogada de destaque que fez, Everton poderia ter levado a decisão para os pênaltis. Aos 21 minutos, o atleta recebeu a bola na grande área pela esquerda, desmontou a defesa coral, driblando até o goleiro Mauro e chutou. O zagueiro Túlio salvou em cima da linha. Wesley e Lúcio Flávio também tiveram boas chances, mas não aproveitaram.

    Marquinhos Santos lançou Renatinho, Ronny e Gabriel Pereira, todos jogadores ofensivos, em busca pelo gol que daria sobrevida ao Leão, que não veio.

    Com a eliminação, o Fortaleza está fora da Copa do Nordeste de 2018, o ano de seu centenário, e vai depender do ranking da CBF para ir à Copa do Brasil.