Chuvas são registradas em 33 cidades do Ceará entre quarta e quinta-feira

As três maiores precipitações foram em Guaraciaba do Norte Granja e Barroquinha


Choveu em 33 municípios do Estado entre as 7 horas dessa terça-feira (28) e 7 horas de ontem (29). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As três maiores precipitações foram em Guaraciaba do Norte (44.2mm), Granja (31mm) e Barroquinha (30.1mm). As chuvas ficaram concentradas na região Noroeste do Ceará.



A Funceme prevê no decorrer do dia de hoje tempo com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas isoladas no Noroeste e no Centro-Sul. Para amanhã, sexta-feira, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.

A redução da pluviometria deve-se ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma imensa massa de nuvens e constitui-se o principal sistema indutor de chuva durante a quadra invernosa. "Há uma oscilação, alternância de aproximação e afastamento da Zona de Convergência da costa cearense", explicou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "Isso é normal". Faltando um dia para terminar o mês, que é o segundo da quadra invernosa, o Ceará registra, em média, chuva dentro da faixa esperada de pluviometria para o período. Até ontem, a Funceme observava 208.5mm, quando o normal para o período são 203.4mm. Já há um desvio positivo.

Raul Fritz também observa que, em fevereiro passado, as chuvas ficaram 31% acima do esperado, que é de 118.6mm. Foram observados 155.4mm. A Funceme não faz previsão mês a mês, mas da quadra invernosa, que vai de fevereiro a maio. "Vamos esperar findar o período de chuva para concluirmos às nossas análises", disse o meteorologista da Fundação.

Reservatórios


spera-se que, em abril e maio, os índices pluviométricos permaneçam dentro da faixa da média histórica, bem como ocorra ainda mais elevação do nível dos reservatórios. Até o momento, em média, os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) acumulam 10,4% de volume total. No início da quadra invernosa o nível médio geral era de apenas 6,5%. Houve, portanto, um acréscimo de 60%.

O secretário executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara, frisou que o nível dos principais reservatórios ainda é reduzido e preocupante. "Houve melhoria, um alívio em muitos açudes, mas ainda não é suficiente para um quadro de tranquilidade".
chuvas-sao-registra-em-33-cidades-do-Ceara-entre-quarta-e-quinta-feira