Pacto da Produção Sustentável será lançado nesta terça em Russas

Pacto da Produção Sustentável será lançado nesta terça em Russas



Nesta terça (1), no Centro Vocacional Tecnológico de Russas (Travessa Pedro Asraújo, s/n, Bairro Ipiranga), haverá o lançamento do Pacto da Produção Sustentável e a apresentação do Projeto Executivo de uma Cerâmica Ambientalmente Sustentável. Ambas as ações fazem parte do projeto "Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe". O projeto é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o financiamento da Caixa e a execução da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável – Codes, Semace e do Instituto Euvaldo Lodi.

O objetivo do projeto é promover um uso sustentável da lenha na produção de cerâmica. Outro projeto que também é do MMA e financiado pela Caixa é o do "Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe." Nele, os agricultores de 17 assentamentos da região obtém as condições de produzir e fornecer a lenha de forma sustentável e legalizada. O projeto tem apoio do Sindcerâmica e Arterussas.



A ideia do Pacto da Produção Sustentável é justamente ser um instrumento para que os dois projetos de complementem. Os assentados fornecendo lenha legalizada e as cerâmicas consumindo essa lenha de forma sustentável.

Foram convidados para o evento os ceramistas e os assentados. O projeto atende 120 indústrias ceramistas em sete municípios da região: Alto Santo, Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte.

O projeto tem por objetivo desenvolver e implementar um modelo sustentável de atuação no âmbito de eficiência energética para as indústrias de cerâmica, promovendo a utilização racional dos recursos naturais necessários para operacionalização das cerâmicas, com implementação de práticas ambientalmente corretas, visando a harmonizar a atividade com o meio ambiente.

Fonte: Tv Jaguar /