Óleo de cozinha é transformado em geração de emprego e renda no Cariri



Se antes o óleo de cozinha utilizado nas frituras ia direto pelo ralo, causando danos nas tubulações, agora ele tem destino certo e sustentável. Para evitar que litros e litros de óleo sejam despejados indevidamente no meio ambiente causando o entupimento da rede de esgoto e a contaminação do solo e dos mananciais, desde o mês de junho, o Cariri Garden Shopping desenvolve o projeto “Fábrica de Sabão”.

O óleo utilizado pelos restaurantes da Praça de Alimentação é transformado em sabão orgânico. O projeto é operacionalizado pelo setor de manutenção do Cariri Garden. O produto transformado é utilizado para ações voltadas para educação ambiental em escolas, instituições e empresas da região do Cariri.

Resultado de imagem para Óleo de cozinha
A idéia ganhou força e conquistou parcerias. Agora o shopping tem o reforço da Associação Engenho do Lixo com o projeto “Transforme a Vida do Seu Óleo”. No início de outubro o Cariri Garden firmou um convênio com a Associação Engenho do Lixo contando com a presença de Eraldo Oliveira, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte; Paulo Sérgio, Técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Crato: Alexandre Ferreira, da SEMA Crato; Antônio de Pádua, Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, além de representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Funcionamento do Projeto
Após processado, o óleo limpo será doado para o Engenho do Lixo que por sua vez irá vender o produto para uma empresa de Biodisel. Segundo José Leite da Silva, Presidente do Engenho do Lixo, antes da parceria o trabalho estava paralisado devido falta de recursos.

“A Associação Engenho do Lixo é a nossa principal fonte de renda. Porém para trabalhar tínhamos que ter dinheiro para pagar as contas, e a nossa produção era muito pequena, não conseguimos pagar se quer a conta de energia. Com essa parceria já consigo imaginar um futuro para nós da Associação, já dar para começar a fazer planos. E porque não sonhar com algo maior? Sem falar que com esse projeto vamos poder aumentar o número de pessoas trabalhando, melhorar a nossa renda e contibuir com o meio ambiente”.

Como destaca Fábio Sirkis, superintendente do Cariri Garden Shopping, o objetivo é forma uma rede do bem em prol do meio ambiente. “Acredito que esse é um Marco na História do Shopping e também do Cariri. Nós temos aqui muitas pessoas envolvidas, entre elas a UFCA. A educação é fundamental para uma sociedade mais consciente e sustentável”.

Toda a sociedade do Cariri também pode dar um destino melhor para o óleo usado em casa. Basta separar o óleo usado proveniente da sua cozinha e entregar no ponto de coleta do Cariri Garden Shopping, próximo ao Mercadinhos São Luiz. Participe e transforme a vida do seu óleo.

Fonte Diário Cariri