Câmara vota PEC do teto de gastos públicos; acompanhe

A expectativa é de que o texto PEC do teto de gastos públicos seja votado somente após as 22h



Para aprovar o teto de gastos em primeiro turno na Câmara, o governo precisa de 308 votos no Plenário Reprodução/TV Câmara )


O Plenário da Câmara dos Deputados começou, na tarde desta segunda-feira (10), a discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que cria o teto para o crescimento dos gastos públicos. Parlamentares contra e a favor da PEC se alternarão na tribuna a partir de agora.

O primeiro deputado a argumentar contra o teto de gastos foi Glauber Braga (PSOL-RJ), seguido por Duarte Nogueira (PSDB-SP), favorável à medida.

A expectativa do governo é de que o texto principal da PEC do teto de gastos públicos seja votado apenas após as 22h.

Para aprovar o teto de gastos em primeiro turno na Câmara, o governo precisa de 308 votos no Plenário. Com menos parlamentares na Casa mais cedo, o governo teve apenas 255 votos para a aprovar o requerimento de quebra de interstício que permitiu a votação da PEC hoje, enquanto a oposição teve somente nove votos.

Temer já exonerou três para votar

Buscando garantir votos a mais para a aprovação da PEC dos gastos públicos, o presidente Michel Temer já exonerou três de seus ministros para que eles possam participar da votação nesta segunda-feira. Nesta tarde, Marx Beltrão (Turismo) foi exonerado para votar a favor da iniciativa, algo que já havia acontecido com Fernando Coelho (Minas e Energia) e Bruno Araújo (Cidades).

Depois da votação, todos os três vão reassumir seus postos nos respectivos ministérios.

Assista ao vivo